A companhia aérea Varig aceitou a proposta da portuguesa TAP de compra de alguns ativos da empresa brasileira em função de seu plano de reestruturação, anunciou nesta quarta-feira o presidente da Varig, David Zylbersztajn, em entrevista ao Jornal de Negócios.
Segundo o acordo, a maior empresa portuguesa comprará a unidade de frete 'VariLog' e a subsidiária de manutenção 'Varig Vem' por US$ 62 milhões, informou o jornal econômico. Este é o primeiro passo da reestruturação da Varig, que opera desde julho sob a proteção da lei de falências no Brasil, pois tem uma dívida em torno de 3 bilhões de dólares.
O acordo permitirá à Varig, um das maiores companhias aéreas latino-americanas, evitar a devolução de entre 20 e 40 aeronaves em leasing. Segundo Zylbersztajn, a oferta da TAP era superior as de suas adversárias, sobretudo porque a companhia portuguesa demonstrou reiteradamente interesse particular em uma segunda fase de investimentos.
No começo de outubro, o presidente da TAP, Fernando Pinto, que foi também presidente da Varig, disse que sua companhia estava disposta a injetar US$ 500 milhões (416 milhões de euros) na empresa brasileira em troca de 20% de participação na mesma. A Varig recebeu outras cinco ofertas de companhias aéreas além da efetuada pela TAP.
A TAP-Portugal quer se converter em uma companhia de referência nas viagens entre Europa e Brasil, que vem se tornando um dos destinos mais disputados para turismo de pessoas do Velho Continente. A empresa já opera 40 vôos semanais entre os dois países (Portugal e Brasil) e confia na Varig para oferecer a seus passageiros vôos de conexão.
Na semana passada, a endividada Varig já tinha anunciado que aceitaria de bom grado um investimento da portuguesa TAP como parte de sua reestruturação, segundo Zylbersztajn em entrevista ao Diário Econômico. "Um acordo dará lugar à sinergia natural entre as duas empresas, e nenhuma das duas sairá perdendo", declarara Zylbersztajn ao jornal. "Um acordo dará mais força às duas empresas. Juntas, TAP e Varig poderão obter receitas operacionais", afirmou.
TAP e Varig são membros da Star Alliance, maior aliança de companhias aéreas do mundo, liderada pela alemã Lufthansa e a americana United Airlines.
A reestruturação da Varig deverá ser concluída nos primeiros meses de 2006, frisara na entrevista Zylbersztajn. As dívidas da companhia superam US$ 2,6 bilhões, 65% das quais foram contraídas com empresas prestadoras de serviços. (Investnews)
Segundo o acordo, a maior empresa portuguesa comprará a unidade de frete 'VariLog' e a subsidiária de manutenção 'Varig Vem' por US$ 62 milhões, informou o jornal econômico. Este é o primeiro passo da reestruturação da Varig, que opera desde julho sob a proteção da lei de falências no Brasil, pois tem uma dívida em torno de 3 bilhões de dólares.
O acordo permitirá à Varig, um das maiores companhias aéreas latino-americanas, evitar a devolução de entre 20 e 40 aeronaves em leasing. Segundo Zylbersztajn, a oferta da TAP era superior as de suas adversárias, sobretudo porque a companhia portuguesa demonstrou reiteradamente interesse particular em uma segunda fase de investimentos.
No começo de outubro, o presidente da TAP, Fernando Pinto, que foi também presidente da Varig, disse que sua companhia estava disposta a injetar US$ 500 milhões (416 milhões de euros) na empresa brasileira em troca de 20% de participação na mesma. A Varig recebeu outras cinco ofertas de companhias aéreas além da efetuada pela TAP.
A TAP-Portugal quer se converter em uma companhia de referência nas viagens entre Europa e Brasil, que vem se tornando um dos destinos mais disputados para turismo de pessoas do Velho Continente. A empresa já opera 40 vôos semanais entre os dois países (Portugal e Brasil) e confia na Varig para oferecer a seus passageiros vôos de conexão.
Na semana passada, a endividada Varig já tinha anunciado que aceitaria de bom grado um investimento da portuguesa TAP como parte de sua reestruturação, segundo Zylbersztajn em entrevista ao Diário Econômico. "Um acordo dará lugar à sinergia natural entre as duas empresas, e nenhuma das duas sairá perdendo", declarara Zylbersztajn ao jornal. "Um acordo dará mais força às duas empresas. Juntas, TAP e Varig poderão obter receitas operacionais", afirmou.
TAP e Varig são membros da Star Alliance, maior aliança de companhias aéreas do mundo, liderada pela alemã Lufthansa e a americana United Airlines.
A reestruturação da Varig deverá ser concluída nos primeiros meses de 2006, frisara na entrevista Zylbersztajn. As dívidas da companhia superam US$ 2,6 bilhões, 65% das quais foram contraídas com empresas prestadoras de serviços. (Investnews)
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