sâmbătă, noiembrie 12, 2005

Nike e Puma fazem Adidas trocar listas por corrente

Depois de mais de 30 anos estampando os uniformes de atletas olímpicos, o logo de três listas da Adidas-Salomon vai ser trocado para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2006. Mas não por vontade da empresa: a alemã foi obrigada a se adequar às restrições de exibição de marcas impostas pelo Comitê Olímpico Internacional, informou o The Oregonian.
No lugar das listas, a Adidas vai colocar uma corrente formada pela repetição do número 3, que vai adornar mangas de camisetas e calças de atletas durante as competições dos Jogos Olímpicos de Turim, na Itália. Como não representa nenhuma marca corporativa, o símbolo não precisa respeitar os limites de 20 centímetros quadrados do COI.
A mudança é uma pequena vitória para a Nike, Puma e outros fabricantes de roupas esportivas, que vinham reclamando da falta de ação do COI diante do desrespeito da Adidas às restrições olímpicas.
Mas a Adidas espera encontrar uma solução melhor depois dos Jogos de Turim, afirmou o porta-voz da Adidas Jan Runau. O famoso logo das três listas vai continuar exposto nos uniformes de atletas em competições não olímpicas e nos produtos da marca.
"Acreditamos que todas as companhias devem ser submetidas aos mesmos padrões", disse Joani Komlos, porta-voz da Nike. "Se vai haver uma regra, ela deve ser imposta a todos igualmente".
A disputa chegou aos tribunais quando a Adidas entrou com processos contra fabricantes de roupas, como Steve Madden e Ralph Lauren, contestando seu uso de duas ou quatro listas em roupas. Atualmente a Nike está processando a Adidas nos Estados Unidos, requisitando o direito de usar listas em seus modelos de vestuário no país.
O novo design da Adidas recebeu a aprovação do COI, disse Runau, e será vista em atletas chineses, alemães, franceses e de várias outras nacionalidades durante as competições e premiações.
"Tivemos que criar um novo design para os jogos olímpicos e foi nossa meta criar um design que tenha conexão clara com a Adidas", disse Runau. "O principal para nós é que as três listas sejam vistas dia sim, dia não, em todos os esportes principais", completou Runau. (Fonte: Invertia)

Niciun comentariu: