sâmbătă, noiembrie 12, 2005

Governo português nega privatização da TAP em 2006

Nem a TAP Portugal nem qualquer outra empresa tutelada pelo Ministério das Obras Públicas Transportes e Comunicações será privatizada em 2006, disse Mário Lino, ministro das Obras Públicas Transportes e Comunicações.
Alguns jornais online apontavam a privatização da TAP-Portugal em 2006 como um cenário provável e, ainda, hoje o ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, disse, no parlamento, que em 2006 seriam privatizadas empresas dos sectores da energia, pasta e papel, transportes e comunicações.
"Eu disse na Assembléia da República que em 2006 não estava prvista a privatização de nenhuma das empresas deste ministério", disse Mário Lino, em conferência de imprensa.
"Não está proposta a privatização da TAP em 2006, o que não quer dizer que esta não venha a ser privatizada no futuro", adiantou Mário Lino.
Mário Lino encontrou-se hoje com Fernando Pinto, administrador-delegado da TAP, para abordar o processo de entrada da transportadora aérea portuguesa no capital da Varig, depois de confirmada a aquisição de duas empresas da brasileira, a Variglog e a Varig Engenharia e Manutenção.
Fernando Pinto reafirmou que a TAP vai avançar com parceiros para aquisição de 20% da Varig, operação "estratégica" para a empresa portuguesa e que mobilizará cerca de US$ 500 milhões (MD), explicando que é mais um passo para a sua valorização.
"Esta operação faz todo o sentido e é muito importante para o desenvolvimento da TAP e o facto de não existirem muitas diferenças culturais e eu conhecer bem a Varig é a nossa grande vantagem para este negócio", disse Fernando Pinto.
A TAP pagou 62 MD pelo controle das duas empresas da Varig, numa operação financiada em 41 MD pelo brasileiro BNDES, sendo os restantes 21 MD entregues pela TAP e pelo seu parceiro Geocapital, ligado ao empresário macaense Stanley Ho. (Fonte: Reuters)

Niciun comentariu: