sâmbătă, noiembrie 12, 2005

Dona da Mercedes vende Mitsubishi para banco dos EUA

O gigante germano-americano do setor automotivo, Daimler-Chrysler, controlador da Mercedes-Benz, anunciou nesta sexta-feira a venda de sua participação de 12,4% na japonesa Mitsubishi Motors (MMC) para o banco de investimentos Goldman Sachs.
"A Daimler-Chrysler decidiu hoje vender suas últimas ações da Mitsubishi Motors Corporation", indicou a companhia germano-americana em comunicado.
A Daimler-Chrysler não deu detalhes sobre a operação. Segundo a Mitsubishi-Motors, a Goldman Sachs aumentou, assim, sua participação no capital da empresa para 13,45%.
Com esta transação, a Daimler-Chrysler informou que vai melhorar seu resultado financeiro (no qual estão especialmente compreendidos os ganhos e as perdas sobre suas participações e investimentos financeiros) de cerca de 500 milhões de euros (US$ 585 milhões) no presente exercício comercial.
A retirada completa do grupo germano-americano marca uma nova etapa no distanciamento do grupo japonês. No fim de abril de 2004, a Daimler-Chrysler deixou a MCC cair, ao reduzir sua participação em um vasto plano de reestruturação da sociedade japonesa, fortemente endividada.
A Mitsubishi Motors se beneficiou de uma recapitalização, fazendo cair a participação da Daimler-Chrysler de 37% a 20% e depois a 12,4%.
Os projetos atuais de cooperação da Daimler-Chrysler e da MCC não serão afetados pela venda, e continuarão como está previsto até agora, destacou, de qualquer forma, a Daimler-Chrysler.
Os dois fabricantes prevêem, inclusive, renovar e ampliar os projetos atuais que são "mutuamente benéficos".
A Mitsubishi Motors colabora especialmente com a Smart, a filial de automóveis menores da Daimler-Chrysler, fornecendo-lhe motores.
Com a Daimler-Chrysler e a sul-coreana Hyundai, o fabricante japonês mantém, além disso, um projeto de "motor universal" comum destinado a equipar os veículos dos três grupos.
"A Daimler-Chrysler está vendendo num bom momento. O dinheiro vai ajudá-la a aliviar o pesado fardo financeiro do plano social na Mercedes", comentou Michael Punzet, analista do banco LRP.
A filial Mercedes anunciou no fim de setembro 8.500 demissões na Alemanha, um drástico plano que vai obrigá-la a incluir uma carga de 950 milhões de euros (US$ 1,11 bilhão) no presente exercício.
A Mitsubishi Motors atravessa atualmente um momento difícil. No entanto, sua participação líquida está dividida em três no primeiro semestre do exercício 2004-2005, com uma redução de seu volume de negócios que foi parcialmente compensada por reduções de custos, segundo dados publicados na quinta-feira.
A empresa japonesa continua prevendo novos lucros para o exercício 2006-2007. (Fonte: AFP)

Niciun comentariu: