O Carrefour, segundo grupo do mundo no setor da distribuição, e a Tesco, número cinco, se dispõem a anunciar um intercâmbio de supermercados em terceiros países.
O francês Carrefour cederá a Tesco seus hipermercados na Eslováquia e na República Checa e receberá em troca os supermercados que o grupo britânico possui em Taiwan, informa hoje o jornal Financial Times.
O Carrefour quer retirar-se, segundo o periódico, daqueles mercados onde não tem uma posição dominante.
Por sua vez, a Tesco, atualmente a maior cadeia de distribuição na Eslováquia e a quarta mais importante na República Checa, quer ampliar sua presença na Europa central.
Trata-se da primeira vez que acontece um acordo deste tipo, que pode servir de modelo para outras grandes cadeias desejosas de consolidar suas posições em terceiros países, assinala o periódico econômico britânico.
Assim, o grupo americano Wal-Mart, primeiro do mundo nesse setor, estuda a possibilidade de comprar supermercados na Europa central e do Leste, segundo informaram seus responsáveis ao Financial Times.
Por isso, o acordo entre Tesco e Carrefour, o primeiro grupo entregará ao segundo cinco supermercados que possui em Taiwan em troca da rede de 15 hipermercados que o segundo possui nos dois países sucessores da antiga Checoslováquia.
Acredita-se que a Tesco pagará ao grupo francês uma soma adicional pela troca.
A Tesco tinha dificuldades para afiançar sua presença em Taiwan frente a forte concorrência do Carrefour, que inaugurou em agosto seu hipermercado de número 38 nessa ilha.
A decisão do Carrefour de deixar a República Tcheca, onde ocupa a sétima posição no setor da distribuição, e Eslováquia, na qual figura em sexto lugar, obedece a uma decisão da direção do grupo de seguir somente onde domina o mercado.
Em março, o Carrefour anunciou sua saída do Japão e México depois que o grupo anunciou uma queda de 15% no lucro líquido.
Contudo, assinala o Financial Times, os negócios do grupo francês em terceiros países superam em muito os da Texco, já que a metade de seus 90 bilhões de euros de número de vendas correspondem a seus 31 mercados internacionais.
No caso do grupo britânico, seus negócios internacionais -em 12 países- representavam no exercício que acabou em fevereiro passado apenas 20,5% de seus 37 bilhões de libras (por volta de 54 bilhões de euros) de número de negócios.
A Tesco, que tem uma cota de mercado de 30,3% no próprio Reino Unido, é também líder do setor na Eslováquia, Hungria e Polônia. (Fonte: Agência Efe)
O francês Carrefour cederá a Tesco seus hipermercados na Eslováquia e na República Checa e receberá em troca os supermercados que o grupo britânico possui em Taiwan, informa hoje o jornal Financial Times.
O Carrefour quer retirar-se, segundo o periódico, daqueles mercados onde não tem uma posição dominante.
Por sua vez, a Tesco, atualmente a maior cadeia de distribuição na Eslováquia e a quarta mais importante na República Checa, quer ampliar sua presença na Europa central.
Trata-se da primeira vez que acontece um acordo deste tipo, que pode servir de modelo para outras grandes cadeias desejosas de consolidar suas posições em terceiros países, assinala o periódico econômico britânico.
Assim, o grupo americano Wal-Mart, primeiro do mundo nesse setor, estuda a possibilidade de comprar supermercados na Europa central e do Leste, segundo informaram seus responsáveis ao Financial Times.
Por isso, o acordo entre Tesco e Carrefour, o primeiro grupo entregará ao segundo cinco supermercados que possui em Taiwan em troca da rede de 15 hipermercados que o segundo possui nos dois países sucessores da antiga Checoslováquia.
Acredita-se que a Tesco pagará ao grupo francês uma soma adicional pela troca.
A Tesco tinha dificuldades para afiançar sua presença em Taiwan frente a forte concorrência do Carrefour, que inaugurou em agosto seu hipermercado de número 38 nessa ilha.
A decisão do Carrefour de deixar a República Tcheca, onde ocupa a sétima posição no setor da distribuição, e Eslováquia, na qual figura em sexto lugar, obedece a uma decisão da direção do grupo de seguir somente onde domina o mercado.
Em março, o Carrefour anunciou sua saída do Japão e México depois que o grupo anunciou uma queda de 15% no lucro líquido.
Contudo, assinala o Financial Times, os negócios do grupo francês em terceiros países superam em muito os da Texco, já que a metade de seus 90 bilhões de euros de número de vendas correspondem a seus 31 mercados internacionais.
No caso do grupo britânico, seus negócios internacionais -em 12 países- representavam no exercício que acabou em fevereiro passado apenas 20,5% de seus 37 bilhões de libras (por volta de 54 bilhões de euros) de número de negócios.
A Tesco, que tem uma cota de mercado de 30,3% no próprio Reino Unido, é também líder do setor na Eslováquia, Hungria e Polônia. (Fonte: Agência Efe)
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