A empresa que representa os interesses dos franqueados da rede de lanchonetes Burger King nos Estados Unidos entrou com processo contra o McDonald's, exigindo pagamento de indenização pelo uso de promoções falsas para atrair clientes.
Segundo a National Franchisee Association (NFA), o McDonald's "roubou" clientes do rival no período entre 1995 e 2001, quando foram feitas ações de marketing - como brindes, jogos e sorteios - que prometiam prêmios de até US$ 1 milhão. Em 2001, após investigação do FBI, descobriu-se que a empresa responsável pelas promoções fraudava os sorteios.
Apesar de não ter sido comprovada qualquer ligação entre o McDonald's e as fraudes - comandadas por funcionários da Simon Marketing Inc., contratada pela empresa para gerenciar as promoções -, o Burger King diz que, assim como os consumidores, sua rede também foi lesada pela propaganda enganosa.
A legislação do Estado da Geórgia, nos EUA, onde foi protocolado o pedido do Burger King, prevê que em casos de publicidade irregular, os concorrentes também devem ser protegidos de eventuais perdas por concorrência desleal.
Apesar de não estabelecer o valor da indenização pretendida, o requerimento da NFA alega que o Burger King perdeu não apenas vendas durante a vigência das promoções fraudadas. A NFA pede que seja levado em consideração também a possível "fidelização" dos clientes, que geraria receitas indevidas ao McDonald's até hoje.
O McDonald's, por meio de seu departamento de relações públicas, disse que só emitirá comentários sobre o caso quando for comunicada oficialmente pela Justiça. (Fonte: Invertia)
Segundo a National Franchisee Association (NFA), o McDonald's "roubou" clientes do rival no período entre 1995 e 2001, quando foram feitas ações de marketing - como brindes, jogos e sorteios - que prometiam prêmios de até US$ 1 milhão. Em 2001, após investigação do FBI, descobriu-se que a empresa responsável pelas promoções fraudava os sorteios.
Apesar de não ter sido comprovada qualquer ligação entre o McDonald's e as fraudes - comandadas por funcionários da Simon Marketing Inc., contratada pela empresa para gerenciar as promoções -, o Burger King diz que, assim como os consumidores, sua rede também foi lesada pela propaganda enganosa.
A legislação do Estado da Geórgia, nos EUA, onde foi protocolado o pedido do Burger King, prevê que em casos de publicidade irregular, os concorrentes também devem ser protegidos de eventuais perdas por concorrência desleal.
Apesar de não estabelecer o valor da indenização pretendida, o requerimento da NFA alega que o Burger King perdeu não apenas vendas durante a vigência das promoções fraudadas. A NFA pede que seja levado em consideração também a possível "fidelização" dos clientes, que geraria receitas indevidas ao McDonald's até hoje.
O McDonald's, por meio de seu departamento de relações públicas, disse que só emitirá comentários sobre o caso quando for comunicada oficialmente pela Justiça. (Fonte: Invertia)
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