miercuri, noiembrie 02, 2005

"CCP promove compras on-line no comércio tradicional"

"A Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) já avançou com a 'webização' da comunidade empresarial, um projecto em parceria com a Portugal Telecom que representa um investimento de 13,75 milhões de euros, disse José António Silva ao PÚBLICO, à margem do primeiro congresso da Associação Portuguesa das Empresas de Trabalho Temporário, actual APESPE (Associação Portuguesa do Sector Privado de Emprego).
José António Silva adiantou ainda que a CCP está a ponto de concluir a negociação de uma parceria com o BPN e o BCP. Posteriormente, esperam convidar a EDP e a CP para participar também do projecto.
Serão instalados cinco mil balcões em lojas de comércio tradicional, dentro e fora das áreas urbanas, que vão permitir ao consumidor realizar qualquer tipo de operação comercial, desde pagar a luz a comprar um automóvel.
O projecto assenta num portal de produtos e serviços constituído via Internet e intranet, que pretende facilitar o processo de compra on-line: o pagamento vai fazer-se pelas vias tradicionais, com a ajuda do vendedor da loja, já conhecido do consumidor. Deste modo, pretende-se que o cliente ganhe confiança para efectuar qualquer compra, mesmo que implique a encomenda de produtos: o projecto prevê que seja possível devolver a encomenda.
O montante a pagar pelas empresas que pretendam constar do portal varia consoante o tipo de produto e a própria empresa. A Brisa e a PT são dois exemplos de empresas que vão disponibilizar os seus produtos através do portal.
Por outro lado, as lojas que queiram aderir têm apenas que reunir os requisitos exigidos: ter disponibilidade para receber formação e pertencer a uma associação ligada à CCP. Os balcões, que exigem um investimento de cerca de 2500 euros cada, vão ser colocados em lojas de diferentes tipos de actividades. O projecto-piloto deverá arrancar no final do primeiro trimestre de 2006 e até ao final do ano a CCP espera ter 600 balcões em funcionamento." (Público, 02/11/2005)

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